E-commerce cresce 1,58% em outubro e soma 1,69 bilhão de acessos
Mesmo com reabertura de lojas físicas, comércio eletrônico ainda se mantém em alta
SBT News
Apesar da gradual reabertura do varejo físico, o comércio eletrônico tem conseguido manter altos índices e, em outubro, registrou crescimento de 1,58% em relação a setembro. Além disso, os principais e-commerces brasileiros receberam um total de 1,96 bilhão de acessos no período.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os dados são do relatório Setores do E-commerce, da agência Conversion. De acordo com Diego Ivo, CEO da empresa, a tendência indica que o e-commerce não representa apenas uma alternativa ao varejo físico, "mas uma mudança mais profunda de comportamento".
Segundo o relatório, em média, cada brasileiro acessou cerca de 8 vezes os sites de e-commerce no mês de outubro. A forma preferidas de chegar às lojas são por acesso "direto" -- quando o internauta digita o endereço da loja -- representando 43,3% dos acessos. Buscas orgânicas do Google somam 28,1% e buscas pagas, 19,3%. Tráfego por redes sociais representa apenas 3,1%.
Os setores que mais cresceram foram o de turismo, com alta de 9,36%, seguido de Pets, com 7,47% e Moda e Acessórios, com 4,06%. Seguindo a mesma tendência, está o segmento dos Cosméticos, com 3,42%, Ferramentas e Acessórios, com 3,03%, e Farmácia e Saúde, com 2,04%.
Black Friday
A pesquisa ouviu 400 brasileiros conectados à internet para saber quais são as expectativas do consumidor para a Black Friday 2021, que ocorre na última 6ª feira de novembro (26.nov).
Quando perguntados se fizeram alguma compra na Black Friday do ano passado, 76,5% dos entrevistados responderam que sim. Ao serem questionados se pretendem comprar este ano, este número sobe para 87,75%, representando um aumento de 14,7% na intenção de compra.