PF realiza operação contra grupo especializado em furtos à agências da Caixa
Agentes cumprem mais de 40 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em seis Estados brasileiros
SBT News
A Polícia Federal realiza, na manhã desta 4ª feira (10.nov), a segunda fase da operação Pesca Urbana, que tem como objetivo desarticular uma organização especializada em furtos em terminais de autoatendimento de agências da Caixa Econômica Federal. Segundo os agentes, cerca de 545 ocorrências vinculadas ao grupo criminoso já foram registradas apenas em 2021.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No total, são cumpridos oito mandados de prisão preventiva, 34 mandados de busca e apreensão e medidas assecuratórias para bloqueio de bens. A ação ocorre nos Estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Espírito Santo. As investigações tiveram apoio da Força-Tarefa de Segurança Pública da Polícia Federal em Uberlândia (MG) e a colaboração da Superintendência Regional de São Paulo.
Conforme a PF, as apurações tiveram início em janeiro de 2021, depois que o grupo criminoso realizou o ataque a nove agências da Caixa na Serra Gaúcha, o que resultou na deflagração da primeira fase da operação, em abril deste ano. Posteriormente, a organização continuou com os ataques a outros bancos da Caixa nas regiões de Porto Alegre, do litoral do Rio Grande do Sul e em outros estados da Federação.
A ação de hoje tem como objetivo prender os demais membros da organização criminosa e apreender novos elementos de provas e bens adquiridos com o produto dos crimes para ressarcir os prejuízos causados. Até o início da operação, 49 pessoas envolvidas com a organização criminosa já haviam sido presas em flagrante por furto a agências bancárias em diversos Estados brasileiros.
Segundo os agentes, "os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, organização criminosa e outras práticas criminosas que venham a ser identificadas na sequência das investigações".