Modelo diz ter sofrido racismo em shopping de luxo na cidade de SP
Loja pediu desculpas pela forma como a cliente se sentiu
Letícia Keller
A modelo Carol Tozaki disse nesta 4ª feira (3.nov) que foi vítima de racismo, no shopping Iguatemi, no Jardim Paulistano, zona oeste de São Paulo. No Instagram, a profissional relatou que havia ido ao local para comprar uma jaqueta de couro, mas foi observada por seguranças enquanto caminhava pelo estabelecimento e não recebeu atendimento adequado na loja Animale.
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"Eu fiquei muito triste, eu fiquei muito abalada, eu fico indignada como um país com tanta miscigenação, que tinha tudo para ser um país de Primeiro Mundo, as pessoas tem essa cabeça tão fechada e a gente sofre com isso. E só falando aqui para você que eu só me arrumo assim, eu só me arrumei assim para ir num shopping, para ir num médico, para ir aonde quer que seja quando eu estou em São Paulo porque eu estou em São Paulo, porque eu estou no Brasil", pontuou a modelo em vídeo na rede social.
Ainda de acordo com ela, os funcionários da Animale "acabaram" com seu dia. "Porque é muito ruim você querer ir em um lugar, você querer comprar, você querer fazer as coisas, as pessoas não te atenderem bem, elas ficarem te olhando dos pés à cabeça", completou. Carol mora em Londres, na Inglaterra, e está de passagem pela capital paulista. Para ela, o Brasil é "muito preconceituoso" e, por isso, não se desenvolve.
A modelo acrescentou, em nota, que não registrou boletim de ocorrência nem pretende acionar a Justiça por causa do ocorrido, mas que não ficará "calada com uma situação tão triste e dolorosa como essa". Ela disse ter recebido vários outros depoimentos de pessoas que passam pela mesma situação todos os dias. "No Brasil isso é visto como mimimi, infelizmente, mas na verdade, é a realidade de milhares de brasileiros negros que sofrem todos os dias. As pessoas precisam abrir a cabeça e ver que isso causa dor, angústia e até mesmo impotência. E só quem passa sabe o que é", afirmou.
Carol espera conseguir resolver o problema com a marca e o shopping. Ao STB News, o estabelecimento falou que está tentando contato com a modelo e que se posicionará publicamente após conversar com ela. Em nota, a Animale, por sua vez, se desculpou pela forma como a modelo se sentiu na loja. "A marca tem como compromisso construir uma cultura antirracista e garante que o relato da cliente fará parte da sua contínua revisão das ações de diversidade e inclusão que são implementadas tanto no time dessa loja, quanto em todo o time espalhado pelo país. Reafirmamos que a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e igualitária é e sempre será uma responsabilidade diária da empresa", concluiu.
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