Atleta de Niterói viraliza após ajudar americano a completar Maratona de Boston, nos EUA
Pedro Arieta parou a poucos metros da linha de chegada para ajudar o outro corredor a finalizar a maratona
Branca Andrade
Natalia Vieira
Durante a tradicional Maratona de Boston, nos Estados Unidos, um gesto de solidariedade protagonizado por um brasileiro chamou atenção do público e emocionou nas redes sociais. O atleta Pedro Arieta interrompeu a própria corrida a apenas 200 metros da linha de chegada para ajudar um outro corredor.
+ Onça-pintada "sem fronteiras" recebe colar de monitoramento para preservação da espécie
O momento foi registrado por gravações de celular. O atleta americano apresentava sinais claros de exaustão, com dificuldades para respirar e quase desabando no asfalto. Enquanto outros participantes passavam direto, Pedro parou para ajudar.
"Ele segurou no meu braço, a gente começou a ir, dar uns passos, e aí ele foi voltando, mas ainda olhando pra baixo, cambaleando. Aí eu peguei ele pelo queixo, mirei a cabeça dele pra cima e falei: 'Olha pra chegada que a gente vai lá, e vai dar certo'", contou.
Já em casa, em Niterói, no Rio de Janeiro, dois dias depois da prova, o brasileiro ainda se recuperava fisicamente da maratona, mas demonstrava orgulho pelo gesto. A Maratona de Boston, que existe há 129 anos, foi cancelada uma única vez, em 2020, devido à pandemia de Covid-19. É um momento muito esperado pelos corredores.
Após cruzarem juntos a linha de chegada, o americano agradeceu com um emocionado "thank you". Segundo Pedro, ele ainda recebeu mensagens de agradecimento da família do atleta que acabou fazendo o melhor tempo de maratona dele, assim como Pedro.
O objetivo do brasileiro era completar os 42 quilômetros em duas horas e quarenta minutos. O relógio marcou dois minutos a mais - mas, para ele, foi uma vitória incomparável.
A esposa de Pedro, Luiza Cravo, que também participou da corrida, contou como ficou emocionada com o episódio. "A gente sabe que a performance pode esperar, sabe? Que tem coisas mais importantes, não é só a velocidade, sabe? A essência do esporte é aquilo ali".