Usina de energia solar é inaugurada no interior de São Paulo
Expectativa é que a unidade crie 1.500 novos empregos, além de contribuir para preservar o meio ambiente
SBT Brasil
Uma usina de energia solar foi inaugurada nesta 6 feira (08.out), na cidade de Pereira Barreto, no interior de São Paulo. A expectativa é que a unidade crie 1.500 novos empregos, além de contribuir para preservar o meio ambiente.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao todo são 580 mil painéis solares, que se movem conforme a posição do sol. A estrutura da usina ocupa uma área equivalente a 455 campos de futebol e tem capacidade de produzir energia para abastercer uma cidade de 751 mil habitantes, um pouco maior do que Ribeirão Preto, por exemplo. O custo da obra foi de R$ 750 milhões e vai evitar a emissão de mais de 150 toneladas de carbono por ano.
Apesar de ter potencial, o Brasil usa pouco o sol como fonte de geração de energia. Atualmente as usinas fotovoltaicas são responsáveis por apenas 2,6% da capacidade nacional, enquanto que as hidrelétricas geram 63% de toda energia produzida no país.
É nessa dependência das hidrelétricas que mora o grande problema. A falta de chuvas baixou o nível dos reservatórios. Os mais críticos são os das regiões sudeste e centro-oeste do país, que operam abaixo dos 20% da capacidade.
O custo de uma usina de energia solar é 50 vezes menor, mas sua vida útil é menor. A solar pode durar 35 anos, enquanto a hidrelétrica pode durar 100.