PSDB barra das prévias 34 filiados do Rio Grande do Sul e mais 2 estados
Decisão foi tomada após diretório de São Paulo questionar presença dos nomes na lista de eleitores
SBT News
O presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Bruno Araújo, determinou nesta 4ª feira (3.nov) que sejam retirados da lista de filiados aptos a votar nas prévias da sigla -- marcadas para 21 de novembro -- os nomes de 34 integrantes ligados a diretórios que declararam apoio ao governador Eduardo Leite (RS) na eleição interna. São eles Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O motivo é o mesmo que levou a Comissão de Prévias da sigla a barrar a participação de 92 filiados, na 3ª feira (2.nov): os nomes foram registrados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após 31 de maio de 2021, com data retroativa. Ainda de acordo com a resolução assinada por Araújo, devem ser retirados da lista de eleitores "todos os filiados que tenham sido cadastrados no sistema FILIA da Justiça Eleitoral após 31.05.2021".
A decisão foi tomada após o PSDB-SP questionar a presença dos 34 filiados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia, apresentando as certidões oficiais deles à Comissão de Prévias. No Twitter, nesta noite, o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi, publicou o documento assinado por Bruno Araújo e escreveu: "Vamos ao voto!".
A resolução acrescenta que "casos expecionais devem ser submetidos à apreciação e análise da Comissão Partidária de Prévias, com o consequente encaminhamento à presidência do PSDB para decisão".
Isonomia estabelecida, retirados os eleitores com data retroativa do RS, MG e Bahia. Vamos ao voto! pic.twitter.com/M2PTBoSGXO
? Marco Vinholi (@marcovinholi) November 3, 2021