Facebook apaga 1ª live, mas YouTube já removeu 12 vídeos de Bolsonaro
Em transmissão, presidente relacionou vacinas contra covid-19 à aids, o que é falso
SBT News
O Facebook removeu, no domingo (24.out), a live de 21 de outubro em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) associou a vacina da covid-19 à síndrome da imunodeficiência adquirida, a aids. O chefe do Executivo disse que as pessoas que tomaram as duas doses da vacina no Reino Unido estão desenvolvendo aids. A gravação foi transmitida ao vivo na 5ª feira (21.out). Conteúdo semelhante também foi removido do Instagram. A empresa enviou nota afirmando que "nossas políticas não permitem alegações de que as vacinas de Covid-19 matam ou podem causar danos graves às pessoas".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No entanto, mesmo após a suspensão do vídeo nas duas redes sociais, o YouTube não deletou a live. Procurada, a plataforma não respondeu até a publicação desta reportagem. Em maio, a empresa confirmou ter deletado 12 vídeos do canal do presidente que abordavam assuntos relacionados ao uso de medicamentos sem eficácia contra covid-19.
Essa foi a primeira vez que uma live semanal do presidente Bolsonaro foi retirada pela plataforma de Mark Zuckerberg. A empresa é denunciada por não ter reagido à disseminação de informações falsas e ao compartilhamento de discurso de ódio por meio do consórcio de veículos de imprensa que integram o Facebook Papers. Procurada pelo SBT News, a empresa não se posicionou.
Sobre a informação falsa divulgada por Bolsonaro, o Comitê de HIV/Aids da Sociedade Brasileira de Infectologia afirmou que não há nenhuma relação entre a vacina contra a covid-19 e o desenvolvimento da aids, e repudiou qualquer notícia falsa que circule e faça menção a essa falsa associação.
O Facebook adota três pontos principais como estratégia para impedir a disseminação da desinformação:
- Remoção de contas e conteúdos que violam os padrões da comunidade ou políticas de anúncios da plataforma
- Redução da distribuição de notícias falsas e conteúdo não autêntico, como clickbait
- Informação para as pessoas, dando-lhes mais contexto sobre as postagens