Tempestades de poeira causam estragos em diferentes regiões do país
Aeroporto de Presidente Prudente (SP) teve vidros quebrados no salão de embarque
Tempestades de poeira assustaram moradores em pelo menos três estados brasileiros nesta 6ª feira (1º.out). Em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, o dia escureceu logo no começo da tarde, e o vento forte derrubou árvores e motos, além de destelhar prédios e casas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O aeroporto da cidade teve vidros quebrados no salão de embarque. Lojistas fecharam mais cedo depois que marquises desabaram. Houve falta de energia e semáforos pararam de funcionar. Em várias cidades da região, a poeira dificultou a vida dos motoristas. Em Pereira Barreto, no nordeste do estado, a poeira formou uma espécie de onda gigante, que deixou muitas pessoas intrigadas.
"Rapaz, dá uma olhada nisso aqui, o que tá acontecendo aqui, Deus me livre. Está parecendo o fim do mundo, gente", disse um morador em vídeo. Já no Maranhão, um fenômeno semelhante foi registrado na cidade de Grajaú, que fica a 560 km de São Luís. Nuvem de poeira também em Goiânia; em frente à sede da Polícia Federal (PF), o vento derrubou árvores e danificou a fiação elétrica.
Segundo a meteorologista Dóris Palma, da Climatempo, "essas tempestades de areia se formam quando temos vários dias consecutivos sem chuva, muito significativa, em determinada região, o que mantém o solo muito seco, muito arenoso, e quando temos também instabilidades, que conseguem provocar nuvens carregadas de chuva e também ventos intensos".
Veja também: