Publicidade
Brasil

Primavera traz frente fria no sul e sudeste do país

Os termômetros em Caxias do Sul (RS) marcavam 9ºC

Imagem da noticia Primavera traz frente fria no sul e sudeste do país
Em outubro, a nova estação terá a influência, mais uma vez, do fenômeno La Niña (Reprodução/SBT Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

A primavera, que chegou na tarde desta 4ª feira (22.set), trouxe uma frente fria e mudança brusca de temperatura no sul e no sudeste do país. Na Serra Gaúcha, o primeiro dia estação amanheceu com cara de inverno.

Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os termômetros em Caxias do Sul (RS) marcavam 9ºC, e foi preciso caprichar no agasalho para sair de casa. Mas a primavera já uma velha conhecida na cidade pelo chamado "efeito cebola". "Você vem com um monte de casaco aí e de repente você está suando, e não tem onde pôr, e dá aquela problema, é o efeito cebola", disse o Varredor Rubem Dias.

Em Porto Alegre, a tarde foi de temperatura amena, sol forte e vento. A forte ventania que assustou os cariocas na 3ª feira (21.set) chegou ao Espírito Santo com rajadas de 80 km/h e também causou estragos em Vitória e na Serra Capixaba. Em São Paulo, a primavera também começou com virada no temo. Na 3ª feira, a temperatura chegou a 34ºC e, nesta 4ª, não passou dos 20ºC. "Sinceramente tenho sofrido muito com esse tempo", disse uma popular.

Patrícia Damasceno, que é do interior paulista e está visitando a capital, não trouxe na mala roupas para o frio. "A gente não espera que a temperatura caia tão rápido. Então um pouquinho a gente traz, mas se esfriar mais, a gente precisa comprar alguma coisa", afirmou. A estação das flores começou típica e o frio é normal, garantem os especialistas. Por ser uma transição entre o inverno e o verão, os próximos três meses serão marcados por extremos, tanto em relação às chuvas como às temperaturas.

Porém, existe um detalhe: em outubro, a primavera terá a influência, mais uma vez, do fenômeno La Niña, que diminui o volume de chuva no sul e aumenta as precipitações no norte, centro-oeste e sudeste. De acordo com a meteorologista Estael Sias, "de uma forma geral vai predominar os dias quentes e abafados, e o mesmo acontece para o Brasil central, norte e interior do nordeste. O La Niña não vai ter uma grande influência na temperatura. De uma forma geral, a temperatura fica próxima ou um pouco acima da média".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade