Furnas e ONS investigam apagão no Rio de Janeiro e Minas Gerais
Moradores de dezenas de cidades ficaram sem energia elétrica por cerca de uma hora

SBT News
Após uma falha que provocou apagão em cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Eletrobras Furnas e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) enviaram notas oficiais neste domingo (19.set) ao SBT News informando sobre a situação que deixou moradores de dezenas de cidades no escuro por ao menos uma hora na noite de sábado (18.set).
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais registram apagão
Tanto a Furnas quanto a ONS informaram via assessoria de imprensa ao SBT News que aconteceu uma falha em uma subestação na cidade de Rio das Ostras, provocando a falha na região atendida pelo sistema.
Além disso, a assessoria de imprensa informou em nota que os funcionários da companhia trabalham para reestabelecimento do fornecimento de energia e, que, as causas estão sendo apuradas.
Leia a nota oficial do ONS:
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informa que ontem, 18 de setembro, às 21h21, houve um desligamento total da SE Rocha Leão, de propriedade de Furnas, devido à atuação da proteção diferencial de barras do setor de 138 kV. A ocorrência afetou cidades do estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
De acordo com o sistema de supervisão do Operador, houve interrupção de 696 MW na carga. Às 22h32, o abastecimento estava 100% normalizado.
O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos. Vale ressaltar que o episódio não tem relação com a crise hídrica do país. Reiteramos que, assim que identificado o problema, atuamos prontamente para iniciar a recomposição do sistema e para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível.
Leia a nota oficial de Furnas:
Furnas informa que na noite de ontem, sábado 18/09/21, às 21h21min ocorreu uma falha na Subestação de Rocha Leão, localizada no município de Rio das Ostras, RJ. As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos dessa subestação. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento para a distribuidora. A empresa está analisando as causas do ocorrido.
Apagão atingiu ao menos 60 cidades mineiras e 13 municípios fluminenses
Várias cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais registram apagão por mais de uma hora na noite de sábado (18.set). De acordo com a concessionária de distribuição de energia Enel Distribuição Rio e a Energisa, que atende a Zona da Mata, em MG, informaram ao SBT News que o apagão demorou por cerca de uma hora nas regiões afetadas.
Nas redes sociais da empresa de distribuição que atende 13 cidades do Rio de Janeiro, foi informado que a energia foi reestabelecida às 22h32.
"Informamos que uma perturbação na rede de transmissão de Furnas causou interrupção no fornecimento de energia em parte da região dos Lagos, Macaé, Cantagalo e Teresópolis nesta noite. O fornecimento foi normalizado para todos os clientes às 22h32".
A reportagem do SBT News procurou a assessoria de imprensa da fornecedora Energisa que respondeu confirmando o problema em 60 municípios de sua área de concessão e informou que a 'situação foi normalizada para 100% dos municípios impactados às 22h".