Um em cada sete adolescentes já sofreu abuso sexual no Brasil, diz IBGE
Pesquisa aponta que quase 15% desses jovens foram tocados, manipulados, beijados ou expostos
SBT News
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta 6ª feira (10.set), mostra que um em cada sete adolescentes brasileiros em idade escolar já sofreu algum tipo de abuso sexual ao longo da vida. Dos casos registrados, 20,1% foram reportados por meninas e 9% por meninos.
Segundo os dados, apresentados na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, 14,6% dos 188 mil entrevistados responderam que já foram tocados, manipulados, beijados ou passaram por situações de exposição de partes do corpo contra a vontade. Além disso, 6,3% dos jovens afirmaram que foram obrigados a manter relações sexuais contra a vontade em algum momento da vida.
Bullying
Quanto ao bullying, 23% dos escolares informaram que se sentiram humilhados pelos colegas nos últimos 30 dias antes da pesquisa. Das ocorrências, 26,5% foram feitas por meninas e 19,5% por meninos (19,5%). No papel de causador, 12% dos entrevistados afirmaram que haviam praticado algum tipo de confronto contra o colega.
Os três motivos mais frequentes de bullying foram: aparência do corpo (16,5%), aparência do rosto (11,6%) e cor ou raça (4,6%).
Bebidas e cigarro
O levantamento apontou ainda que 63,3% dos estudantes de 13 a 17 anos informaram já ter ingerido pelo menos uma dose de bebida alcoólica, enquanto 47% afirmaram ter passado por algum momento de embriaguez. Além disso, 22,6% dos entrevistados disseram já ter fumado cigarro alguma vez na vida.
Em relação a drogas ilícitas, 13% dos estudantes afirmaram ter usado alguma droga ilícita. Dos casos, 5,3% relataram consumo recente de maconha e 0,6%, de crack.