Atendimento presencial em agências do INSS passa a ter supervisão
Funcionários acompanharão o fluxo e procedimentos realizados pelos servidores e segurados
SBT News
O atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a contar com uma supervisão periódica do retorno às atividades presenciais a partir desta 4ª feira (1.set). Segundo a portaria, as ações de supervisão tem como objetivo evitar aglomerações e serão realizadas de forma bimestral, com duração de 30 dias cada até o fim da pandemia.
Em março de 2020, todos os serviços oferecidos pelo INSS foram suspensos devido a disseminação de covid-19. Agora, os funcionários irão atuar, durante o horário de atendimento ao cidadão, verificando os fluxos e procedimentos realizados pelos servidores e segurados. O serviço presencial, no entanto, só será realizado mediante agendamento prévio.
Confira os serviços que já estão disponíveis:
- Apresentar contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
- Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
- Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
- Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
- Consulta à consignação administrativa;
- Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico; solicitar retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
- Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios Presencial);
- Pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida;
- Pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes;
- Pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru;
- Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos;
- Perícia médica;
- Cumprimento de exigências (digitalização e conferência por servidor de documentos originais);
- Serviço social;
- Reabilitação profissional;
- Justificação administrativa;
- Justificação judicial;
- Atendimento relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios; e entrega de documentos por convocação;
- Realizar Prova de Vida (situações excepcionais não realizadas pelo banco);
- Retirada de Histórico de Atendimento de chat ou Central 135.
Apesar dos atendimentos presenciais estarem voltando gradualmente devido ao avanço da campanha de vacinação no país, o INSS recomenda que os cidadãos busquem os canais online, por meio da site ou do aplicativo, para realizarem os serviços que podem ser encontrados virtualmente.