TCU aprova leilão do 5G e edital será publicado pela Anatel
Serão ofertados quatro blocos de frequências na maior licitação de espectro da história brasileira
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, nesta 4ª feira (25.ago), o leilão de frequências para o 5G. Agora, o edital para concessão dos blocos deve ser publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A expectativa é de que o leilão ocorra ainda neste ano. Serão ofertados quatro blocos de frequências: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz. A licitação será a maior de espectro da história brasileira.
A aprovação pelo TCU foi comemorada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. "Mais um passo para tornarmos o Brasil mais digital e conectado", escreveu o ministro nas redes sociais.
#URGENTE | VOTAÇÃO ENCERRADA: Leilão #5G APROVADO pelo TCU! O edital segue para a Anatel para ser publicado. Agradeço o trabalho dos ministros e dos técnicos do TCU, MCom e Anatel. + um passo para tornarmos o ?? mais digital e conectado. Obrigado, PR @jairbolsonaro, pela missão! pic.twitter.com/fMW8M1D3ec
? Fábio Faria ?????? (@fabiofaria) August 25, 2021
Além de oferecer maior velocidade, o 5G também oferta uma cobertura ampliada e conexões mais estáveis à internet, o que deve favorecer a inclusão digital, pela maior cobertura e presença em áreas mais remotas.