Baixa umidade do ar faz São Paulo decretar estado de atenção
Índice atingiu 14% nesta terça-feira (24) e está próximo de atingir o que é registrado no deserto do Saara
SBT Brasil
A Prefeitura de São Paulo decretou estado de atenção na cidade devido a baixa umidade do ar. Índice chegou a 14% nesta terça-feira (24), se aproximando do que é registrado no deserto do Saara.
As altas temperaturas aliadas à falta de chuva resultam na queda da umidade. Segundo o metereologista Willian Minhoto, do Climatempo/Somar, a chegada de uma frente fria na capital paulista está prevista para a próxima sexta-feira (27). A mudança de tempo será acompanhada de chuva, o que resultará na melhora dos indicadores.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices de umidade do ar inferiores a 60% são prejudiciais ao organismo. Além disso, contribuem para o aumento da concentração de poluentes na atmosfera.
Para algumas pessoas, os efeitos do tempo seco se refletem em cansaço, peso na perna, secura nos olhos e nariz. Sintomas, no entanto, não devem ser confundidos com os da Covid-19. No caso do coronavírus, febre, dor de cabeça e no corpo, perda de olfato e sintomas nasais são outros sinais considerados no diagnóstico, como aponta o pneumologista Gustavo Prado.