Mato Grosso do Sul recebe ajuda para combater incêndios florestais
São R$ 8,6 milhões para a compra de combustível, aluguel de aeronaves e veículos
SBT News
O governo federal liberou R$ 8,6 milhões para ações de combate a incêndios florestais em 7 cidades: Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Jardim, Miranda e Porto Murtinho.
O dinheiro é para a compra de combustível, aluguel de aeronaves e veículos e hospedagem por 90 dias de 150 bombeiros militares que participarão do combate ao incêndio. "Serão 5 mil litros de gasolina comum, 54 mil de óleo diesel, 13,6 mil de gasolina para aviação e 37,8 mil litros de querosene para uso em helicópteros", informou em nota o Ministério do Desenvolvimento Regional.
A baixa umidade relativa do ar e as temperaturas elevadas vêm favorecendo o surgimento de focos de incêndios em diferentes regiões do Mato Grosso do Sul, incluindo o Pantanal sul-mato-grossense.
Na semana passada, áreas do Pantanal entre Porto Murinho e Corumbá registraram 502 focos de calor, que causaram a incineração de 8 pontes de madeira. O Corpo de Bombeiros intensificou o combate aos incêndios florestais que ocorrem há vários dias na região do Carandazal, Pantanal do Nabileque, entre Corumbá e Porto Murtinho, com apoio de mais militares, de aeronaves e das propriedades rurais.
Os meteorologistas prevêem a chegada de uma frente fria a partir de amanhã (25.ago), que poderão ajudar e amenizar os estragos dos incêndios.