Polícia Federal constrói cidade cenográfica para treinar operações
Estrutura, que fica na Academia Nacional de Polícia, foi inaugurada nesta 2ª feira (9.ago)
SBT News
A Polícia Federal inaugurou nesta 2ª feira (9.ago) uma cidade cinematográfica na Academia Nacional de Polícia, em Sobradinho, região a poucos quiômetros do centro de Brasília, para o treinamento de operações.
"Na hora de executar um exercício prático, você vai ter o ambiente que o policial vai encontrar no dia a dia dele na rua", explica Eduardo de Castro Pereira, chefe de Ensino Operacional da Academia Nacional de Polícia.
Construída em 90 dias, a cidade cenográfica tem mais de 5.500 metros quadrados e é dividida em quatro áreas, que reproduzem as de cidades reais: área de comércio, serviços, condominial e área mista, que tem casas, lojas, pousadas e até boate.
A estrutura é toda feita de módulos, o que torna a obra mais rápida e barata. Por serem desmontáveis, eles também permitem que o espaço seja remodelado conforme a operação.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades. Entre elas, o diretor-geral da PF, Paulo Gustavo Maiurino, que aproveitou para fazer uma visita às lojas fictícias. Também houve a simulação de uma operação policial.
O espaço também poderá ser utilizado por outras forças de segurança. Assista a reportagem completa feita por Fernando Jordão: