Inscrições para o Enem 2021 se encerram nesta 4ª feira
Provas acontecem nos dias 21 e 28 de novembro
Estudantes de todo o país terão até as 23h59 desta 4ª feira (14.jul) para realizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados em participar do exame devem acessar a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A taxa de inscrição para os não isentos é de R$ 85,00. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) até o dia 19 de julho.
Podem se inscrever no Enem estudantes que estão concluindo o ensino médio em 2021 ou que já finalizaram os estudos em anos anteriores. Alunos que vão concluir o ensino médio após 2021, os chamados "treineiros", também podem realizar o exame para autoavaliação.
Segundo o Inep, as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro - dois domingos consecutivos. No primeiro dia, o exame engloba 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Já no segundo dia, serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.
Enem digital e impresso
Na hora da inscrição, o candidato pode escolher entre realizar o exame na versão digital ou impressa. A edição digital de 2021 oferece 101.100 vagas e é apenas para estudantes matriculados no último ano do ensino médio ou para quem já concluiu os estudos.
A prova impressa, no entanto, não tem limite de vagas e também pode ser feita por alunos treineiros. Ambas as versões são aplicadas nos locais de prova, não existe a opção de prestar o exame de casa.
Atendimento especializado
Podem fazer o requerimento de atendimento especializado os candidatos com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva e intelectual (mental), surdez, surdo cegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestantes, lactantes e idosos.
O recurso deve ser solicitado no momento da inscrição com o envio de um documento que comprove a condição. Também deve estar descrito o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), assinado por um médico que deve ter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (RMS) ou em órgão avalizado.
Notas
Com as notas obtidas no Enem, o estudante pode se candidatar a vagas em instituições de ensino superior privadas ou públicas. Além disso, o exame serve como base para programas do Ministério da Educação, como o Prouni, Sisu e Fies.
+ Inscrições para o Prouni começam nesta 3ª feira
+ Prouni, Sisu e Fies: Confira o calendário do segundo semestre
O candidato pode ainda se inscrever em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitaram as notas da avaliação. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Confira o calendário:
- Inscrições: 30/6 a 14/7
- Pagamento da taxa de inscrição (R$ 85,00): até 19/7
- Pedido de atendimento especializado: 30/6 a 14/7
- Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7
- Provas: 21 e 28/11