Três pessoas morrem em detonação malsucedida de explosivos no RS
As vítimas são dois militares do Exército e o funcionário de uma pedreira
SBT News
Três pessoas morreram em Guaporé, na serra gaúcha, durante uma detonação malsucedida de explosivos, no começo da tarde desta 5ª feira (8.jul). Morreram dois militares do Exército e um funcionário da pedreira onde foi feita a detonação. Os nomes não foram divulgados. Cinco pessoas ficaram feridas sem gravidade e estão no hospital local.
Os artefatos irregulares foram localizados pela Polícia Civil durante uma operação realizada pela manhã. Pelo menos 700 quilos de explosivos foram encontrados pelos policiais.
O material estava em um caminhão na casa dos donos de uma empresa de terraplanagem. A investigação apontou que o material era comprado em quantidade maior do que o necessário e possivelmente seria usado de forma irregular em crimes ambientais. O dono da empresa e o filho dele foram presos. O rapaz foi detido por posse ilegal de arma.
Artefatos explosivos são de uso restrito e controlados pelo Exército Brasileiro, por isso, a detonação ficou sob responsabilidade de militares. Ainda não se sabe como as pessoas morreram durante a explosão do material. Em nota, o Exército lamentou as mortes e informou que os militares integravam uma equipe do serviço de fiscalização de produtos controlados da 3ª Região Militar. Um inquérito policial militar foi instaurado. A Polícia Civil também vai investigar o acidente.