9 de julho será feriado? Saiba como será a data em São Paulo
Dia celebra a Revolução Constitucionalista de 1932; confira o que abre e fecha
SBT News
A celebração do feriado estadual de São Paulo de 9 de julho, nesta 6ª feira, não entrou para o calendário de datas comemorativas adiantadas pela prefeitura para conter o avanço da covid-19. Por isso, a data, que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932, segue sem alterações.
A folga pode gerar algumas mudanças no funcionamento de órgãos públicos, bancos e transportes. Veja o que abre e o que fecha:
Comércio
O estado continua na fase de flexibilização do Plano São Paulo, que autoriza lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes a funcionar entre 6h e 21h, com capacidade máxima de 40% e respeitando todos os protocolos de segurança. No entanto, conforme a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os empresários da capital possuem autonomia para decidir se abrem ou fecham os empreendimentos na data.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias durante o feriado. As áreas de autoatendimento, no entanto, ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais de atendimento dos bancos da capital e do interior.
A federação destaca que contas de consumo, como de água e energia, e carnês com vencimento em 9 de julho poderão ser pagos no próximo dia útil, 2ª feira (12.jul), sem acréscimo de juros. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, por sua vez, poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).
Poupatempo e transporte
Segundo o governo paulista, os postos poupatempo no estado de São Paulo estarão fechados. O atendimento presencial ao público retornará apenas no sábado (10.jul), mediante agendamento prévio pelo site ou aplicativo do programa.
O transporte público (metrôs, trens e ônibus) irá operar normalmente, mas com frota reduzida e maior intervalo entre as viagens.
Vacinação contra Covid-19 e gripe
Durante o feriado a vacinação de covid-19 seguirá normalmente em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistência Médicas Ambulatoriais (AMAs) Integradas da capital. Entre 6ª feira e sábado será feita a repescagem do grupo de 39 e 41 anos para a aplicação do imunizante.
A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) também continuará sem alterações nos postos de saúde. Na 6ª feira acontece a última etapa da imunização para grupos prioritários, que engloba pessoas com comorbidades e com deficiência; caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
A partir de 12 de julho, a vacina estará disponível para toda a população com mais de 6 meses de idade.
Feriados antecipados
Em março deste ano, o então prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou a antecipação de alguns feriados na intenção de reduzir o fluxo de pessoas e conter o avanço de casos da covid-19 na capital.
No total, foram antecipadas cinco datas comemorativas no município:
- Corpus Christi de 2021 - 3 de junho
- Consciência Negra de 2021 - 20 de novembro
- Aniversário da cidade de 2022 - 25 de janeiro
- Corpus Christi de 2022 - 16 de junho
- Consciência Negra de 2022 - 20 de novembro