Publicidade
Brasil

Hospital usa holograma durante cirurgia no Rio Grande do Sul

Em caráter experimental, Hospital Moinhos de Vento fez projeção virtual para acelerar procedimento em idosa

Imagem da noticia Hospital usa holograma durante cirurgia no Rio Grande do Sul
Vídeo do holograma
• Atualizado em
Publicidade

O Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre utilizou uma projeção holográfica durante uma cirurgia. Segundo a instituição, foi a primeira vez que um hospital do Brasil aplicou a tecnologia, ainda em caráter experimental.

O recurso acelera cirurgias e melhora os resultados em intervenções de alta complexidade. O holograma foi utilizado em uma paciente de 90 anos, no dia 22 de junho. As imagens da cirurgia foram liberadas nesta 2ª feira (5.jul).

A idosa estava com entupimento na artéria de uma das pernas, o que provocava dor contínua. A paciente foi submetida a uma aterectomia a laser -- técnica que utiliza emissão de luz para desobstrução de artérias. Enquanto realizavam o procedimento, os médicos acessaram a tomografia dela através do holograma. Em 12 horas, a paciente já estava liberada para voltar para casa.

"Com esse recurso, foi possível visualizar o exame, em imagem tridimensional, sem sair da mesa de cirurgia", explica Alexandre Pereira, cirurgião vascular do Núcleo de Doenças Arteriais. "Com a tecnologia 3D, poderemos navegar por vasos de difícil acesso", acrescenta o médico.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade