Anatel e Receita apreendem carga de TV Boxes piratas avaliados em R$ 16 milhões
São 40 mil aparelhos adulterados que permite recepção clandestina de TV por assinatura no Porto de Santos
Na 3ªfeira (22.jun), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Receita Federal do Brasil apreenderam, no Porto de Santos, 40 mil aparelhos TV Box. A carga de equipamentos adulterados foi avaliada em R$ 16 milhões pelos órgãos de fiscalização.
Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Receita Federal suspeitaram de irregularidade em uma carga identificada como modems de rede. Então, junto com fiscais da Anatel, realizaram a abertura do contêiner e confirmaram tratar-se de TV Boxes adulteradas.
Uma TV Box permite a conexão da TV à internet, transformando um aparelho tradicional em uma SmartTV. As TV Boxes são adulteradas para a recepção clandestina de televisão por assinatura.
O consumidor, ao adquirir o aparelho adulterado, além do risco de ser responsabilizado por contrabando e violação de direitos autorais, pode ter seus dados pessoais roubados por meio do equipamento.
Combate à Pirataria
Somente no 1º semestre de 2021, cerca de 1,5 milhão de equipamentos de telecomunicações irregulares foram retirados do mercado como resultado do trabalho de inteligência desenvolvido pela Anatel em parceria com outros órgãos no escopo do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP).