Publicidade
Brasil

INSS deve usar biometria para confirmação de empréstimos consignados

Objetivo é evitar assédio de instituições financeiras para contratação do serviço

Imagem da noticia INSS deve usar biometria para confirmação de empréstimos consignados
Leonardo José Rolim Guimarães
• Atualizado em
Publicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou, nesta 5ª feira (24.jun), a intenção de usar tecnologias biométricas para confirmação na hora de se adquirir empréstimos consignados. O objetivo é evitar o assédio praticado por instituições financeiras e correspondentes que, fazendo uso de informações vazadas pelo INSS, disponibilizam o tipo de empréstiomo a aposentados e servidores públicos sem que tenham solicitado.

Em audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, que discute o vazamento de informações do instituto, Leonardo José Rolim Guimarães, presidente do INSS, admitiu que esse tipo de assédio acontece devido ao vazamento de informações, acrescentando que há também casos em que a abordagem acontece pois as informações já estavam à disposição de instituições depositárias em decorrência de empréstimos contraídos anteriormente.

"Sou servidor da Câmara e também recebo assédio de pedidos de consignados quase que diariamente. Em geral, isso é feito por correspondentes bancários, e é algo que ainda ocorre em larga escala", afirmou Guimarães.

O chefe adjunto do Departamento de Supervisão de Conduta do Banco Central, Francisco José Barbosa da Silveira, disse que o número de reclamações relativas à consignado é crescente: "Infelizmente, no quarto trimestre de 2020, detectamos um aumento expressivo no número de reclamações relativas ao consignado, decorrentes do aquecimento desse mercado a partir da liberação da margem adicional de 5% em 1º de outubro".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade