Graduação EAD cresce durante a pandemia; veja cursos mais procurados
Pedagogia é destaque no número de matrículas, ficando à frente de cursos clássicos como Administração
O ensino superior da rede privada registrou um aumento de 9,8% nas matrículas em cursos a distância (EAD) durante o primeiro semestre de 2021, enquanto a modalidade presencial teve uma queda de 8,9% no mesmo período. Os dados constam no Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgado nesta 3ª feira (8 jun.) pelo Instituto Semesp.
Apesar do aumento de matrículas nos cursos de educação a distância, Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, pondera que o crescimento nessa modalidade não impulsionou a taxa de escolarização líquida (que mede o total de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária). Os dados apontam que o Brasil continua distante da Meta 12 do Plano Nacional de Educação, que prevê 33% da população de 18 a 24 anos no ensino superior até 2024. Em 2021, a taxa ficou em 17,8%. Uma das razões é que a maioria dos estudantes que se matricularam em cursos EAD são mais velhos, muitos não conseguiram acessar o ensino superior quando mais jovens ou estão em uma segunda graduação.
Capelato ainda esclarece que, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de covid-19, surgiu o "novo modelo presencial", com aulas remotas ao vivo, diferente do modelo EAD que tem aulas gravadas e reaproveitadas em grande escala. "Essas mudanças que estamos vivendo possibilitam um novo tipo de curso, com foco no presencial somente para as aulas práticas, investimentos em laboratórios, etc.", afirma o diretor.
Cursos mais procurados no EAD
O estudo ainda aponta quais foram os cursos de graduação EAD com maior número de matrículas. O primeiro colocado do ranking é o curso de Pedagogia - destaque tanto na rede privada como na pública.
Na lista de cursos com maior número de matrículas na rede privada ainda constam: Administração, Contabilidade, Gestão de Pessoas e Educação Física.
Cursos mais procurados na internet
Já na internet, os cursos mais procurados em 2020 foram: Direito, Medicina, Piscologia, Administração e Enfermagem.
De acordo com o levantamento, esse interesse nem sempre reflete no número de matrículas porque alguns cursos, como Medicina, são regulados e não têm vagas ampliadas. No entanto, esse ranking funciona como um indicador para criação de novos nichos em cursos que estão fora da curva de maior número de matrículas. Na lista de 2020, um curso que surgiu entre os mais buscados na internet foi o de Design.