Morre aos 83 anos ex-governador do Paraná, Jaime Lerner
Urbanista estava internado desde domingo e faleceu por complicações de doença renal crônica
SBT News
Aos 83 anos, morreu na manhã desta 5ª feira (27.mai) o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner. Ele teve complicações de uma doença renal crônica e faleceu às 5h10 no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie na capital paranaense, onde estava internado desde o último domingo (23.mai).
O sepultamento está previsto para a tarde de hoje no Cemitério Israelita do Santa Cândida, em Curitiba.
Descendente de judeus poloneses, Lerner era arquiteto e urbanista e foi responsável pelo Plano Diretor de Curitiba em 1965.
Sua carreira política começou anos depois, quando em 1971 se tornou o 70º prefeito de Curitiba, cargo que ocupou por outras duas vezes: 1979-1983 e 1989-1993. Seus sucessores seguiram suas referências, entre eles, o atual prefeito da capital, Rafael Greca.
Em 1994 foi eleito governador do estado e reeleito em 1998. Jaime Lerner consolidou o Paraná em novo pólo industrial do país. Sua gestão também transformou a paisagem urbana da capital com parques e implementação do sistema de transporte por BRT. No seu governo recebeu críticas ao tentar vender a empresa de energia Copel e privatizar estradas sem cláusulas de controle das tarifas cobradas pelas concessionárias.
Em agosto de 2013, o ex-governador recorreu da condenação por improbidade administrativa pelo pagamento indevido de R$ 40 milhões em uma indenização em Cascavel.