60% da população paulista confia na atuação da Justiça, diz pesquisa
Levantamento também mostra pouca informação sobre o Judiciário: 14% dizem acompanhar área
Mais da metade dos paulistanos dizem confiar no trabalho desenvolvido pelo Poder Juciário do estado. É isso o que mostra uma pesquisa da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Pelo estudo, cerca de 60% da população confia no trabalho jurídico.
O levantamento também aponta que 58% dos entrevistados -- que já recorreram ao Judiciário -- confiam na instituição. No entanto, apenas 14% da população se considera bem informada acerca da atuação da Justiça paulista. "Isso nos faz concluir que quanto mais nós nos comunicamos com a sociedade, maior é o nível de confiança e de avaliação [sobre o poder judiciáro]", afirma a presidente a Apamagis, Vanessa Matheus.
Ainda segundo a pesquisa, uma parcela expressiva da população demonstrou satisfação com os serviços do Poder Judiciário. Para 81% dos entrevistados, a instituição oferece bom atendimento e 71% aprova o comportamento de juízes.
Os números também indicam que os paulistanos têm mais confiança na Justiça estadual do que na federal e que a maior parte dos entrevistados (81%) estão satisfeitos com atendimento recebido dos funcionários nos serviços jurídicos.
"O levantamento indica um caminho a ser trilhado, que é do conhecimento da população sobre a instituição, para que ela forme sua visão de forma justa e transparente", pontuou Vanessa.
A pesquisa recebeu o nome de JUSBarômetro, e ouviu mil pessoas entre os dias 26 e 30 de abril. Ela foi coordenada pelo cientista político Antônio Lavareda, e entrevistou pessoas do estado de São Paulo.