Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022
Dúvidas sobre vacinas e novas variantes do coronavírus causaram a decisão
SBT News
O governo da Austrália manterá suas fronteiras fechadas até 2022 por causa das incertezas sobre as vacinas e novas variantes do novo coronavírus. A declaração foi dada em entrevista ao jornal The Australian, nesta quinta-feira (6.mai), pelo ministro das Finanças australiano, Simon Birmingham.
"Reconhecemos que se os australianos desejam ser mantidos seguros e protegidos...e dadas as incertezas que existem não apenas na velocidade do lançamento da vacina, mas também na extensão de sua eficácia para diferentes variantes de COVID, a duração de sua longevidade e eficácia, estes são todas as considerações que significam que não veremos as fronteiras abertas no início do próximo ano com grande facilidade", disse o político.
As fronteiras daquele país estão fechadas desde março de 2020 e com essa medida, a AustralIa conseguiu controlar os casos, intercalando em alguns confinamentos e abruptos após algumas sequências de surtos por erros nos protocolos de quarentena.
Desde a semana passada, o governo proibiu a entrada de estrangeiros vindos da Índia, e desde a última segunda-feira (6.mai), ameaçou a impor multas e penas de prisão aos que tentassem entrar no país.
O único país em que os australianos mantém um contato controlado é com a Nova Zelândia, onde mantém uma estratégia de bolha de viagem entre os países desde 18 de abril. Hong Kong e Cingapura buscam acordo semelhante.
Uma das dificuldades do governo australiano são os atrasos na vacinação da sua população, por conta dos problemas como as exportações ou efeitos secundários. Até o momento o país recebeu 2,5 milhões de doses da vacina, e até março eram esperados ao menos 4 milhões de vacinas.