Após afastamento de Covas, Ricardo Nunes assume prefeitura de SP
Desconhecido da maioria dos paulistanos, vice-prefeito assumiu o comando da cidade nesta 2ª feira

Simone Queiroz
O vice-prefeito Ricardo Nunes (MDB) assumiu, nesta 2ª feira (3.mai), o comando da Prefeitura de São Paulo, após o prefeito Bruno Covas (PSDB), que enfrenta um câncer no sistema digestivo com metástase óssea, se licenciar do cargo para dar continuidade ao tratamento contra a doença.
Desconhecido da maioria dos paulistanos, Nunes foi vereador por dois mandatos em São Paulo antes de se eleger vice na chapa PSDB-MDB nas eleições 2020. Durante a campanha, o prefeito interino de 53 anos teve uma exposição limitada e precisou lidar com as acusações citadas por seus adversários. O político foi denunciado pelo Ministério Público (MP) pelos crimes de violência doméstica e suposto faturamento em contratos da prefeitura com creches.
À época, o vice de Bruno Covas se dizia preparado para assumir o comando da prefeitura caso fosse necessário. Em entrevista coletiva, Nunes afirmou que vai "dar continuidade" aos trabalhos do tucano, que se afastou da administração municipal pelo período de 30 dias para se dedicar inteiramente ao tratamento de saúde. "É seguir a ordem do prefeito, de continuar nesse ritmo acelerado. Vamos dar continuidade e ampliar leitos de UTI", disse, referindo-se às ações de combate à pandemia.
Internação de Bruno Covas
Nesta 2ª feira, Covas apresentou sangramento na região do tumor e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, localizado na zona sul da capital paulista.
De acordo com o oncologista Tulio Pfiffer, que atende o prefeito, a constatação de uma anemia deu o sinal para que a equipe médica realizasse uma endoscopia. "Foi identificado um ponto de sangramento, uma lesão na lesão do estômago. O sangramento estava ativo e durante o mesmo procedimento da endoscopia foram feitos tratamentos hemostáticos para controlar o sangramento", explicou em entrevista ao SBT.
Ainda segundo o profissional, o sangramento foi "controlado com sucesso" e não se sabe, até o momento, o que provocou a nova lesão. Apesar da gravidade do quadro, Covas mantém o bom ânimo e a disposição para lutar. "Muito forte e muito determinado, quase sempre está rindo. Garanto que é uma pessoa extremamente nova, competente e comprometida com o bem estar da cidade", informou o médico.
Assista à reportagem completa do SBT Brasil: