Publicidade
Brasil

Prouni abre inscrições para vagas remanescentes nesta 2ª feira

Programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares; prazo vai até amanhã

Imagem da noticia Prouni abre inscrições para vagas remanescentes nesta 2ª feira
Resultado será divulgado em 7 de maio | Pixabay
• Atualizado em
Publicidade

O Programa Universidade para Todos (Prouni) inicia, nesta segunda-feira (3.mai), as inscrições para o processo seletivo de bolsas remanescentes do primeiro semestre de 2021. As inscrições devem ser realizadas na página do Prouni até as 23h59 de amanhã (4.mai). O resultado será divulgado em 7 de maio.

As bolsas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas no processo seletivo nas duas chamadas regulares e também na lista de espera do programa. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a quantidade de vagas.

O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para se candidatar, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

É necessário também que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada. Neste ano, os candidatos poderão utilizar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos dez anos.

Os estudantes que forem aprovados para as vagas remanescentes devem entregar, na instituição de ensino, a documentação que comprove as informações declaradas no ato da inscrição. Os documentos podem ser encaminhados por meio eletrônico, caso seja disponibilizado pela instituição. Caso contrário, o candidato deve comparecer de forma presencial à instituição para apresentar a documentação exigida. O prazo é de 10 a 13 de maio.

Nova regra  

A partir de agora, a classificação dos inscritos no processo de ocupação das vagas remanescentes do Prouni será por ordem de desempenho na prova do Enem. Antes da mudança, as bolsas eram preenchidas por ordem de inscrição dos candidatos. O MEC informou que a mudança da regra tem como objetivo diminuir os prejuízos causados por situações como quedas no sistema do programa.

"Com isso, a classificação se dará segundo um critério meritocrático, e não mais por ordem do horário de conclusão da inscrição, como ocorria antes, quando o critério era, meramente, temporal e, portanto, passível de prejudicar os candidatos que tivessem alguma dificuldade de acesso à internet", anunciou o MEC. 
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade