Publicidade
Jornalismo

Botucatu fará vacinação em massa para testar eficácia da vacina de Oxford

Estudo vai analisar se o imunizante é eficaz contra novas variantes da covid-19

Imagem da noticia Botucatu fará vacinação em massa para testar eficácia da vacina de Oxford
Aplicação vacina
• Atualizado em
Publicidade

A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, vai participar de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp). O objetivo do experimento é testar a efetividade da vacina da Oxford/AstraZeneca, distribuída no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contra variantes do novo coronavírus.

O anúncio da vacinação em massa encheu de expectativa os moradores do município, localizado a 230 km de distância da capital paulista. A cidade, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem cerca de 150 mil habitantes, deve convocar 106 moradores, com mais de 18 anos, para participar do experimento. 

Além da imunização, a população será submetida a uma testagem para o sequenciamento genético da covid-19. A previsão é de que a vacinação em massa tenha início na segunda semana de maio e que os voluntários sejam avaliados por um período de 8 meses. 

"A eficácia é o que é estudado para fazer o registro da vacina, mas a efetividade é o funcionamento da vacina no mundo real. Então, o objetivo dessa pesquisa é o seguinte: saber se a vacina funciona bem quando aplicada massa em um município", explicou Carlos Fortaleza, pesquisador da Unesp, em entrevista ao SBT. 

As doses usadas no projeto serão disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização. Uma iniciativa semelhante de vacinação em massa foi realizada na cidade de Serrana, também no interior do estado, no início deste ano. 

Assista à reportagem completa do SBT Brasil:


 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade