Publicidade
Brasil

Médicos relatam demora do governo em disponibilizar remédio para câncer

Sociedade Brasileira de Oncologia afirma que pacientes esperam há dois anos por medicamentos no SUS

Imagem da noticia Médicos relatam demora do governo em disponibilizar remédio para câncer
Pazopanibe
• Atualizado em
Publicidade
A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) emitiu um alerta sobre a demora do governo federal em disponibilizar remédios de alto custo para o tratamento de câncer. Em uma lista de sete medicamentos que deveriam ser distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2019, apenas dois chegaram aos pacientes.

O aposentado Gerônimo Souza Santos, 69, ficou desesperado ao descobrir que não seria possível obter gratuitamente o remédio Pazopanibe. Uma caixa com 60 comprimidos do potente e seletivo fármaco inibidor da angiogênese, indicado para o tratamento de um câncer no rim esquerdo do idoso, custa cerca de R$ 10 mil reais.

A filha do aposentado, Solange Pimentel Santos, 38, tentou retirar o medicamento através do SUS, mas foi informada que o Pazopanibe não era distribuído pela rede pública. A família decidiu recorrer à Justiça, que concedeu liminar favorável ao idoso e multa de R$ 5 mil à União a cada vez que o remédio não estiver disponível. 

"Estou bem melhor! Eu 'tava' de imaginar que não estaria mais aqui. Agora estou ótimo", disse o aposentado em entrevista ao SBT. De acordo com Solange, a melhora do pai é visível após o tratamento. "Ele teve uma recuperação incrível. Antes, ele mal conseguia ficar em pé e mal se movimentava", explicou. 

Para Clarissa Mathias, presidente da SBOC, o atraso na distribuição dos medicamentos pode resultar na progressão das patologias. "Pode significar o descontrole da doença. Todas as incorporações foram realizadas para indicações que tinham benefício clínico de sobrevida global". 

O Ministério da Saúde não informou quando todos os medicamentos da lista estarão disponíveis no SUS.

Assista à reportagem completa do SBT Brasil:
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade