Publicidade
Brasil

Fogo no Pantanal já preocupa os produtores rurais este ano

Alerta é da presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini

Imagem da noticia Fogo no Pantanal já preocupa os produtores rurais este ano
Poder em Foco com Teresa Vendramini
• Atualizado em
Publicidade
A presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Vendramini, fez um alerta de que o Pantanal já apresenta sinais de seca que podem provocar incêndios na região e afirmou que os produtores estão se unindo para tentar evitar uma nova tragédia ambiental neste ano.  

"Eu estive no Pantanal há 3 semanas e já está secando. É uma coisa que você vê. Nossa preocupação é com o fogo. Os produtores  estão se organizando para, se tivermos grandes focos de incêndio, começar a apagar", disse em entrevista ao Poder em Foco que vai ao ar neste domingo (18.abr), 0h45, no SBT
 
De acordo com dados do Ministério Público Federal, apresentados em audiência pública na Câmara dos Deputados, na quinta-feira passada, a área atingida por incêndios na região, entre 1° de janeiro a 30 de novembro de 2020, foi de 4,5 milhões de hectares. Isso corresponde a quase 30% do Pantanal. O fogo afetou 2.058 propriedades, 16 unidades de conservação e 6 terras indígenas localizadas em 21 municípios de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Mas, o problema no Pantanal não é provocado apenas por questões climáticas. Investigações policiais apontaram que houve ação criminosa com fogo provocado pela ação humana. Teresa Vendramini diz que os produtores rurais estão alinhados à legislação brasileira e cobram fiscalização e precisam acabar com a pecha de que o agronegócio é o bicho papão do meio ambiente. 

"Gosto de falar de sustentabilidade na questão ambiental, para desvincular totalmente o produtor rural de qualquer ilegalidade. A gente é tão auditado. A produção de alimentos hoje caminha junto com a legislação brasileira. É preciso separar o grileiro de terra, a extração ilegal de madeira, isso não tem nada a ver com o produtor rural", assegurou.

A presidente da SRB afirma que somente uma minoria dos produtores desmata. "Os dados estão aí, públicos. São só 2%. Mas  quem paga a conta da imagem ruim é a maioria dos produtores. O produtor rural é muito taxado de desmatador e pra gente mudar essa imagem, uma das coisas que precisa é aumentar nossa fala", concluiu.  
 
 

"Código Florestal é nossa lei" 


A presidente da Sociedade Rural Brasileira defende o desmatamento legal, conforme os percentuais permitidos no Código Florestal Brasileiro. "Nós podemos sim desmatar, até onde está dentro do Código Florestal. Agora, desmatamento ilegal todos nós somos contra", ressaltou. 

A legislação brasileira estabelece reservas legais que variam de 20% a 80%, dependendo do bioma. "O Código é o fiador da sustentabilidade e da conservação dos recursos naturais. Nosso código é a nossa lei e queremos que seja cada vez mais regulamentado, fiscalizado e seja efetivamente cumprido". 
 
 

Perfil


Empresária rural e pecuarista, Teresa Vendramini faz parte da terceira geração de uma família com mais de 80 anos de dedicação à agropecuária. É socióloga formada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo  (FESPSP). Foi eleita presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) em fevereiro de 2020, sendo a primeira mulher a assumir o comando da entidade, que tem 101 anos. Também preside a Federação das Associações Rurais do Mercosul (FARM). 
 

Poder em Foco 


O Poder em Foco vai ao ar na madrugada deste domingo (18) para segunda, 00h45, no SBT. É apresentado pela jornalista Roseann Kennedy que, semanalmente, recebe uma personalidade do ambiente do poder para tratar assuntos importantes da pauta nacional.
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade