Aposentada é primeira e única mulher brasileira a visitar a estratosfera
Dina Barile viajou 17 mil metros da Terra, em um caça MIG 79, e teve seu recorde homologado pelo RankBrasil
Aposentada é primeira e única mulher brasileira a visitar a Estratosfera
Primeiro Impacto
• Atualizado em
Publicidade
Dina Barile, de 65 anos, acumula feitos em seu apartamento de 50 metros quadrados. A aposentada deixa em exibição a tocha olímpica que carregou em 2015 e itens que trouxe dos 140 países que já visitou. Em meio aos souvenires, um troféu serve como lembrança do único lugar que esteve mas não pode trazer nada: a Estratosfera.
O objeto fica exposto e é uma recordação de que Dina é a primeira e única mulher a viajar 16.700 metros da Terra, em um caça MIG 79, que saiu de uma base de Sokol, na Rússia. O voo aconteceu 10 de novembro de 2015 e foi a realização de um sonho de mais de 50 anos, quando viu, pela televisão, o homem pisar pela primeira vez na lua. Apesar da vida a ter levado para outros caminhos, se formou bacharel em estatística, na USP e ciências atuariais, na PUC, Dina continuou com o sonho de ser astronauta e agarrou a oportunidade em uma viagem organizada pela empresa do astronauta brasileiro e atual Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.
Durante a viagem para Rússia, Dina também fez um voo de gravidade zero e apesar de já estar com os pés nos chãos, a cabeça, ela continua com a cabeça nas nuvens e é categórica:
"Sonhar, sonhar alto e não se deixar abater por qualquer obstáculo que apareça", afirma.