Publicidade
Brasil

Missão brasileira do 5G comemora resultados em viagem internacional

Fábio Faria, ministro das Comunicações, chefiou grupo que recolheu dados para implantação da tecnologia

Imagem da noticia Missão brasileira do 5G comemora resultados em viagem internacional
Missão 5G: visitas a quatro países. Foto: Divulgação / Ministério das Comunicações
• Atualizado em
Publicidade
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, desembarca no Brasil trazendo na bagagem dados e as melhores experiências para implementação da tecnologia 5G. A missão especial iniciou a viagem em 2.fev e visitou Suécia, Finlândia, Japão e China. 

O 5G é a tecnologia mais avançada nas redes de comunicação móveis (telefone celular, por exemplo). Esse última geração aumenta em cerca de 20 vezes a velocidade dos dados, contribuindo para segurança e mesmo consumo em vários ambientes.

A missão brasileira visitou nos quatro países fabricantes da tecnologia, além de se reunir com autoridades. "A nossa ideia é implementar o 5G de verdade para que a gente possa acolher toda a tecnologia que pode nos dar para desenvolver o nosso país", disse Faria.

Na missão brasileira também estavam os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, Vital do Rêgo e Walton Alencar, e o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, Flávio Rocha.

O TCU avalia e fiscaliza todo o processo de instalação do 5G, que já tem edital. Depois de ser aprovado pelo Conselho Diretor da Anatal, o documento passa a ser analisado pelos ministros do TCU, que dispõem de um prazo de 150 dias, mas que pode ser antecipado para 60 dias.

"É uma viagem para que a nossa delegação possa conhecer a tecnologia. O TCU está tirando as dúvidas com o intuito de acelerar o tempo que o processo vai ficar em análise", afirmou Faria. Pontos específicos do edital foram definidos por portaria das Comunicações.

Um desses pontos é a criação, para a Administração Pública Federal, de uma rede privada. A intenção é oferecer a tecnologia ao Legislativo e o Judiciário. Com o 5G, a intensão é a de expandir a internet em rodovias federais, entre outros serviços.

Vacinas
Na China, Faria pediu mais doses da vacina contra a covid. No pais, o imunizante é desenvolvido pela farmacêutica Sinovac Biontech, em parceria com o Instituto Buntantan. Na Suécia, o ministro encontrou-se com representantes do laboratório AstraZeneca.

Faria, segundo informações da assessoria do ministério, enviou uma carta para que o conselho diretor do laboratório aprecie o pedido de priorização do Brasil para o envio de mais doses e mais matéria-prima.
 
Tour tecnológico

Países visitados: Suécia, Finlândia, Japão e China

Integrantes da comitiva: Fábio Faria, ministro das Comunicações (chefe da missão),  Bruno Dantas, Vital do Rêgo, Walton Alencar, ministros do TCU, e
Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade