Publicidade
Brasil

Operação apreende drogas, armas e ouro na fronteira com a Guiana

4400 militares em 72 embarcações, 100 veículos terrestres e 14 aviões e helicópteros participam da patrulha 

Imagem da noticia Operação apreende drogas, armas e ouro na fronteira com a Guiana
operacao agata - embarcacao da marinha no rio oiapoque
• Atualizado em
Publicidade
A operação se chama Ágata Norte e envolve Exército, Marinha e Aeronáutica. Ela deve continuar em novembro e já confiscou 146.000 toneladas de manganês, 86 gramas de ouro e várias remessas de madeira não documentada, além de destruir 3.000 plantas de maconha.

O efetivo da operação é de cerca de 4.400 militares, 72 embarcações, 100 veículos terrestres e 14 aéreos, entre helicópteros e aviões. Soma-se a esse contingente a participação dos integrantes das 16 agências que participam da operação. Eles desenvolvem ações em uma área interestadual equivalente à 16,3% do território nacional, e a 14,2% da extensão marítima brasileira. São 1.160 quilômetros de litoral e 1.323 km de fronteira terrestre.

As Forças Armadas fazem ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais, de prevenção e conscientização de combate à Covid-19 e de assistência hospitalar nos estados do Pará e Amapá como parte da Operação Ágata Norte.Combatem principalmente crimes transfronteiriços e ambientais, como tráfico de armas e munições, tráfico de animais silvestres e garimpos ilegais. 

Em quase duas semanas de Operação,mais de 2.600 embarcações abordadas durante inspeções e patrulhas navais; apreensão de 146 mil toneladas de manganês em Vila do Conde (PA), de 122 pneus com nota fiscal irregular, em Óbidos (PA), além de 12 armas,865 munições ilegais e ouro; ações simultâneas de defesa de portos em Santarém e Mirituba (PA) e de Macapá e Santana (AP); e apreensão de embarcações, transportando cerca de 500 toras e 2.500 estacas de madeira sem documentação legal no Pará.

Ainda pela Operação Ágata Norte, também ocorreu pela primeira vez treinamento militar envolvendo Navio da Esquadra, caças e helicópteros da Marinha e Carros Lagarta Anfíbios em ação conjunta em praia ribeirinha, em Outeiro, em Belém (PA). Já no campo social, ainda cabe ressaltar a ação cívico-social em Breves (PA) com mais de 800 atendimentos médicos e odontológicos e 23 mil medicamentos distribuídos gratuitamente. 

O Ministério da Defesa divulgou imagens da operação.
 

 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade