Brasil
Conmebol afasta árbitros brasileiros das competições devido à pandemia
Casos de contaminação entre os profissionais fizeram com que a entidade evitasse escalar brasileiros em seus torneios
SBT News
• Atualizado em
Publicidade
A Conmebol, após afastar árbitros brasileiros das escalas de jogos da Libertadores e Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, não escalou nenhum profissional do Brasil para a segunda etapa da Sul-Americana, que será realizada no final do mês de outubro. A pandemia do novo coronavírus é um fator determinante para esse afastamento.
Segundo o regulamento da entidade, as normas para a competição continental serão as mesmas impostas para a realização da Libertadores: os árbitros escolhidos serão de países que fazem fronteira com aquele onde a partida ocorre. Além disso, os profissionais devem permanecer no país durante todo o período da etapa disputada.
Na fase de grupos da Libertadores, cinco árbitros brasileiros e seis auxiliares foram escalados para atuar em países vizinhos. No entanto, três deles acabaram contraindo o novo coronavírus, sendo afastados na sequência. Já recuperados, os profissionais voltaram a apitar os jogos do Campeonato Brasileiro.
Os casos de contaminação fizeram com que a Conmebol evitasse escalar qualquer árbitro do Brasil para as suas competições. A 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores, por exemplo, ocorreu sem a presença de nenhum profissional brasileiro.
Publicidade