Agrishow: tecnologias para agricultura de precisão chamam atenção de produtores
De piloto automático elétrico universal instalado em qualquer produto à sensores de alta precisão
SBT News
Fazer o manejo das áreas agrícolas com o uso de tecnologias modernas para uma maior eficiência, produtividade e sustentabilidade do agronegócio é o foco da agricultura de precisão, presente na Agrishow 2023 ? 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Para os expositores, mais do que a oportunidade de divulgar produtos e serviços, a participação no evento permite levar informações sobre conceitos, técnicas e vantagens ao produtor rural.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A feira, uma das maiores agrícolas do mundo, que termina nesta 6ª feira (5.mai) em Ribeirão Preto, São Paulo, atrai investidores, consumidores e já aponta bons resultados aos expositores. Tiago Cury, gerente comercial da Trimble Agriculture, avalia como positivo o fluxo de pessoas no estande, com especial atenção à prospecção de clientes.
"O fechamento de vendas costuma acontecer posteriormente. Antes disso mostramos ao produtor o que temos a oferecer e como podemos ajudá-lo, trazendo bons resultados no campo", disse o gerente da Trimble Agriculture.
Entre os produtos do catálogo estão monitores, controladores de orientação e pilotos automáticos, entre outros. Chamam atenção na feira, produtos como piloto automático elétrico universal que pode ser instalado em máquinas novas ou usadas ou até mesmo de outras marcas até produtos como monitores de plantio, sensores de alta precisão, telas e antenas.
Guilherme Bassi, gerente da Banjo Corporation, revela que o movimento no estande da empresa oscilou um pouco nos primeiros dias, mas tem crescido nesta reta final, aumentando as expectativas de fechamento de negócios posteriores à Agrishow. A prospecção de clientes segue a todo vapor. A empresa é focada no desenvolvimento de soluções para o trabalho com líquidos.
Boas expectativas também apontadas por Jessica Pavani, gerente de vendas da Agrosystem. "Os juros altos e um cenário político ainda instável trazem incertezas ao produtor e costumam frear os investimentos, mas estamos apostando no fechamento de muitos negócios após a feira", observou. A empresa fornece produtos como monitores de plantio, sensores de alta precisão, telas e antenas e pilotos automáticos para máquinas em campo, entre outros.
Agricultura de precisão
A Valtra, especialista na concepção e fabricação de máquinas e implementos agrícolas, apostou na agricultura de precisão: máquinas agrícolas que atendem diferentes perfis de produtores, com foco em inovações que tornam as tarefas na agricultura mais sustentáveis e simples, ao mesmo tempo em que melhoram os resultados de produtividade.
A empresa, que vem ampliando sua oferta de produtos com esse foco, ofereceu um variado conjunto de tecnologias inteligentes, que ajudam na eficiência da operação, permitindo que agricultores foquem nas decisões importantes da lavoura.
Com plataforma digital para criação de linhas de orientação para os trabalhos no campo, máquinas desenvolvidas para automatizar no manejo do trator em curvas, para a colheita máquinas com tecnologia que geram dados precisos sobre a produtividade da lavoura.
O Fuse Guide, por exemplo, é um piloto automático elétrico universal que pode ser instalado em máquinas novas ou usadas ou até mesmo de outras marcas. Para que a tecnologia seja embarcada, é necessário trocar o volante comum pelo que compõe o kit. O novo equipamento passa então a ser controlado automaticamente por um motor elétrico de acordo com os dados inseridos no terminal, que por sua vez recebe informações do receptor de posição.
Segundo Rafael Costa, diretor de vendas da Valtra, as expectativas de vendas na Agrishow 2023 foram superadas. "No segmento para pequenos e médios produtores, fomos premiados com o Trator do Ano na categoria de 100 a 200 cavalos de potência com o A144 HiTech, máquina que atende exatamente esses perfis de clientes".
Bons resultados foram vistos com máquinas de maior porte, que atendem a agricultura em larga escala com a mais alta tecnologia, percebemos que estamos alinhados com os anseios da demanda, que buscam novas tecnologias para investir.