Incidência de dengue: Saúde aponta para tendência de queda ou estabilidade na maioria dos estados
País já conta com quase 3 milhões de casos prováveis e mais de mil mortes pela doença em 2024
O Ministério da Saúde informou, na terça-feira (9), que a maior parte do Brasil está em cenário menos agressivo na incidência de dengue. Ao todo, 13 estados estão em estabilidade (veja abaixo), enquanto outros nove apresentam queda. Apenas Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe estão em tendência de aumento.
+ Dengue: infectologista tira dúvidas sobre vacina, repelentes e sintomas
Até o momento, foram registrados 2.965.988 casos prováveis de dengue nos primeiros meses de 2024. Em relação às mortes, 1.117 foram confirmadas – ultrapassando o recorde de 2023 – enquanto outros 1.806 óbitos estão em investigação.
Apesar de a doença estar apresentando uma incidência menor no Brasil, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, alertou que ainda não é o momento de baixar a guarda no combate ao mosquito Aedes aegypti – vetor da dengue. Segundo ela, cuidados básicos, sobretudo dentro dos domicílios, podem conter os focos do inseto.
“Todos que observarem sinais e sintomas como febre, dor de cabeça ou algum mal-estar, é muito importante que busquem uma unidade de saúde para que seja feito o diagnóstico correto. As mortes por dengue são evitáveis”, reforçou a secretária.
Estados que apresentam estabilidade na incidência de dengue:
- Rondônia
- Pará
- Amapá
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Ceará
- Paraíba,
- Rio Grande do Norte
- Rio de Janeiro
- São Paulo
Tendência de queda:
- Acre
- Roraima
- Amazonas
- Tocantins
- Goiás
- Distrito Federal
- Piauí
- Minas Gerais
- Espírito Santo
O que é a dengue?
A dengue é uma doença febril causada pelo vírus dengue (DENV), que é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. A doença costuma ter uma prevalência maior durante o verão – quando há mais períodos de chuva –, já que a água parada em galões e tonéis, por exemplo, auxilia no aumento de criadouros do mosquito.
+ Mosquito da dengue ou pernilongo? Saiba como diferenciar insetos
Os principais sintomas da dengue são febre acima de 38°C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A doença progredir para formas graves, associadas ao extravasamento grave de plasma, hemorragias ou comprometimento grave de órgãos, que podem evoluir para o óbito.
Veja como se proteger:
- Substitua a água dos pratos dos vasos de planta por areia;
- Deixe a caixa d'água tampada;
- Mantenha as piscinas limpas;
- Remova do ambiente todo material que possa acumular água, como pneus e garrafas;
- Desobstrua calhas, lajes e ralos;
- Lave as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova e jogar as larvas na terra ou no chão seco;
- Guarde baldes e garrafas com a boca virada para baixo;
- Use de telas nas janelas em áreas de reconhecida transmissão.
Devo usar repelente?
A resposta é sim. De acordo com o Ministério da Saúde, o uso é recomendado, sobretudo, em áreas de reconhecida transmissão da dengue. O produto deve ser aplicado nas áreas expostas do corpo, como braços, pernas e pés. Repelentes para uso no ambiente, como pastilhas e aparelhos elétricos, também são recomendados, já que afastam o mosquito.