Política

Lula reúne ministros para autorizar envio do PL Antifacção ao Congresso

Encontro às 15h no Palácio do Planalto deve marcar aval político para proposta que endurece combate ao crime organizado

Imagem da noticia Lula reúne ministros para autorizar envio do PL Antifacção ao Congresso
Presidente Lula (PT) | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incluiu em sua agenda oficial, nesta sexta-feira (31), uma reunião às 15h com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, no Palácio do Planalto. Também participam os ministros José Múcio (Defesa), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social, a Secom) e o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias.

A expectativa dentro do governo é de que o encontro sirva para Lula dar o aval final ao projeto de lei "Antifacção", elaborado pelo Ministério da Justiça e que ainda precisa ser encaminhado ao Congresso Nacional. O texto prevê mecanismos mais rígidos de enfrentamento às organizações criminosas, com foco em articulação entre as forças de segurança.

+ Ministra dos Direitos Humanos promete perícia independente sobre mortos em operação no Rio

De acordo com fontes ouvidas pelo SBT News, o presidente deve aprovar o envio do projeto com poucas alterações em relação à minuta que já circula entre os ministérios. O objetivo é evitar atrasos na tramitação e aproveitar o momento favorável para pautar o tema da segurança pública.

+ Polícia do RJ identifica 99 mortos em megaoperação e lista com primeiros nomes é divulgada

A proposta é considerada prioritária pelo governo e deve ser apresentada como uma resposta institucional à escalada da violência e à presença de facções em diferentes estados, reforçando o discurso de que o enfrentamento ao crime precisa ocorrer de forma coordenada entre União e governos locais.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade