Piauí lança boletim de ocorrência por aplicativo de mensagem e reduz burocracia
Nova ferramenta permite registrar crimes pelo celular em poucos minutos e já inspira outros estados
SBT Brasil
Você já precisou registrar um boletim de ocorrência e enfrentou horas de fila e burocracia? A Secretaria de Segurança do Piauí encontrou uma solução para otimizar o contato do cidadão com a polícia: o BO online por aplicativo de mensagem. Ele funciona como uma conversa de WhatsApp: você digita, envia as informações e em poucos minutos o boletim de ocorrência já está pronto.
Depois do início do processo, todas as informações são recebidas pelo serviço de inteligência do estado, disse o coordenador do BO Fácil, Flávio Nogueira. Depois, os agentes filtram os dados.
O BO online também auxilia na gestão da segurança pública: cada ocorrência registrada vai direto para um banco de dados que cruza informações sobre horários, locais e tipos de crime.
Segundo o secretário de Segurança, Chico Lucas, a plataforma, lançada há menos de 100 dias, já é uma inspiração para outros estados.
Mas especialistas lembram: denunciar um crime é apenas o primeiro passo. “É importante acompanhar a evolução desse projeto, já que existe uma alta complexidade no que é de fato a segurança pública na ponta”, destacou Larissa Mendes, pesquisadora da Universidade Federal do Piauí.
+ Golpistas se passam por entregadores e fazem vítimas pelo Brasil