Homem é preso por gravar mulheres e menores de idade sem roupa em cruzeiro
Criminoso de 34 anos era funcionário da embarcação; ele ficava escondido debaixo da cama para cometer os crimes
Nos Estados Unidos, um funcionário da empresa de cruzeiro Royal Caribbean é acusado de esconder câmeras nos banheiros das cabines de passageiros para espionar os hóspedes, inclusive meninas menores de idade.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Arvin Joseph Mirasol, 34 anos, foi preso no último domingo (3) após acusações de produção e posse de material de abuso sexual infantil, depois da embarcação Symphony of the Seas chegar a Fort Lauderdale, Flórida.
+ Saiba como identificar câmeras escondidas
Ainda de acordo com uma declaração obtida no Tribunal Distrital da Flórida, além dos crimes federais, Mirasol enfrenta seis acusações de voyeurismo no tribunal estadual.
+ Assista ao vivo ao Primeiro Impacto
Câmera embaixo da pia
Em 25 de fevereiro, uma hospede que estava em uma cabine que era de responsabilidade de Mirasol, encontrou uma câmera instalada no banheiro, "fixada no balcão, embaixo da pia".
Ela comunicou os funcionários do navio, que enviaram uma segurança para verificar o fato.
Arvin Mirasol, que tem cidadania filipina, foi detido no navio até 3 de março, quando o barco atracou em Fort Lauderdale.
Vídeos de abuso sexual infantil
Durante interrogatório com agentes de Segurança Interna, Alfândega e Proteção de Fronteiras, e Gabinete do Xerife de Broward, foi encontrado com o filipino um cartão SD, um pendrive e "númerosos vídeos de mulheres nuas" e imagens de abuso sexual infantil.
Um dos vídeos encontrados mostra Mirasol instalando uma câmera no banheiro de uma cabine de hóspedes. Ele confessou que colocava as câmeras nos banheiros desde que começou a trabalhar no navio, em dezembro.
“Quero controlar isso, mas não posso”
Ele também admitiu que sabia que era ilegal gravar menores de idade. Perguntado o motivo de instalar as câmeras, Mirasol justificou que "gosta de quem está naquela sala" e colocava o equipamento.
A Royal Caribbean demitiu Mirasol e disse em nota que tem "tolerância zero para este tipo de comportamento inaceitável". Agora, o homem de 34 anos segue está preso na prisão do condado de Broward até o seu julgamento.
Proteja-se contra câmeras escondidas
O SBT News preparou uma lista com dicas para que você se proteja contra a ameaça das cameras escondidas.
Ao chegar em um ambiente que você vai permanecer, siga os critérios abaixo:
1. Procure por objetos suspeitos ou camuflados
2. Verifique se há luzes
3. Use uma lanterna
4. Verifique os espelhos
5. Use a câmera do smartphone
6. Escaneie sua rede Wi-Fi
7. Verifique se existe interferência de sinal
8. Baixe aplicativo que detecta de câmera escondida
9. Use um detector de câmera escondida
+ Acesse aqui mais dicas para se proteger das câmeras escondidas
Instalar câmeras escondidas é crime
Instalar câmeras escondidas pode gerar penalidades na plataforma de hospedagem, como o banimento, caso os hospedes não sejam informados com antecedência pelo anfitrião e pode configurar crime de caráter intencional e libidinoso de sua conduta.
Essa prática é considerada pela Lei 13.772/18 do Código Penal como algo que fere gravemente os princípios da boa-fé, honestidade e da transparência.
Além disso, dentro do artigo 216-B, o anfitrião pode ser punido com detenção e multa.
Art. 216-B. Produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa.”
Por isso, caso encontre alguma câmera escondida, a primeira atitude é acionar a polícia para investigar e punir os responsáveis.