Trump ameaça "acabar" com o Hamas se grupo mantiver execuções em Gaza
Declaração acontece em meio a acusações de Israel e Hamas sobre violações do acordo de trégua

Vicklin Moraes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou nesta quinta-feira(16) que se o Hamas continuar matando pessoas em Gaza, o país entrará na região e acabará com o grupo terrorista.
" Se o Hamas continuar a matar pessoas em Gaza, o que não era o acordo, não teremos escolha a não ser entrar e matá-los", escreveu Trump em sua rede social.
A declaração do presidente norte-americano acontece em meio a acusações de Israel e Hamas de violações do acordo de trégua. Dentre elas, uma disputa sobre a devolução dos corpos de reféns mantidos pelo Hamas em Gaza, juntamente com outros pontos importantes do plano que ainda não foram resolvidos, incluindo o desarmamento dos militantes e o futuro governo de Gaza.
Israel exigiu que o Hamas cumprisse suas obrigações, entregando os corpos não recuperados de todos os 28 reféns que morreram durante a guerra. A facção islâmica disse que havia entregue 10 corpos, mas Israel afirmou que um deles não era de um refém.
"Não faremos concessões quanto a isso e não pouparemos esforços até que nossos reféns mortos retornem, até o último deles", declarou porta-voz do governo de Israel nessa quarta (15).
O braço armado do Hamas disse que a entrega de mais corpos em Gaza exigiria a entrada de maquinário pesado e equipamentos de escavação no enclave palestino bloqueado por Israel.
Leia também:
+ Trump e Putin conversam antes de visita de Zelensky à Casa Branca
+ Intervenção da CIA na Venezuela não seria primeira dos EUA em outros países
+ Shutdown: saiba quais são as mais longas paralisações do governo dos EUA