FBI confirma DNA de suspeito em objetos ligados à morte de Charlie Kirk
Aliado de Donald Trump morreu após ser baleado no pescoço durante um evento na Universidade Utah Valley, nos EUA, na quarta-feira (10)

SBT News
O FBI confirmou nesta segunda-feira (15) que o DNA de Tyler Robinson, de 22 anos, coincide com objetos usados no assassinato de Charlie Kirk. O ativista conservador foi baleado no pescoço durante um evento na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos, na quarta-feira (10).
Entre os itens analisados estão uma toalha enrolada na arma de fogo e uma chave de fenda encontrada no telhado, local de onde Robinson supostamente atirou.
“Posso relatar hoje que o DNA da toalha que estava enrolada ao redor da arma de fogo, e o DNA na chave de fenda foram processados positivamente para o suspeito em custódia. Estamos fazendo progressos", declarou o diretor do FBI, Kash Patel, à Fox News.
O diretor do FBI revelou ainda que um bilhete do suspeito indica que ele planejava matar Kirk. "Essa mensagem foi escrita antes do atentado", afirmou, referindo-se ao recado em que Tyler diz que surgiu "uma oportunidade de matar Kirk" e que "iria fazer isso".
A arma utilizada, um rifle de sniper, foi encontrada coberta por uma toalha em uma área de mata. Cartuchos recolhidos apresentavam inscrições como: "Ei, fascista! Pegue!", "Oh bella ciao" e "Se você leu isso, você é gay".
+ Quem era Charlie Kirk, influenciador trumpista morto durante evento nos EUA
O suspeito segue preso desde sexta-feira (12). Mas, segundo o governador de Utah, Spencer Cox, ele não está colaborando com as autoridades. Cox declarou também que buscará a pena de morte.
"Ele não confessou às autoridades. Ele não está cooperando, mas todas as pessoas ao redor dele estão cooperando. E isso é muito importante”, disse Cox, à ABC News. “Estamos entrevistando todos os tipos de pessoas e tentando entender qual foi realmente o motivo. Claramente havia uma ideologia de esquerda nesse assassino”, acrescentou.
Charlie Kirk, de 31 anos, fundador da Turning Point USA, era uma das vozes mais influentes do conservadorismo norte-americano e participava de uma turnê com eventos programados em diversos campi universitários do país.