Mundo

EUA fazem novo ataque a embarcação no Pacífico; uma pessoa morreu

Desde setembro, ataques dos EUA a embarcações suspeitas de tráfico já mataram 105 pessoas

Imagem da noticia EUA fazem novo ataque a embarcação no Pacífico; uma pessoa morreu
EUA realizam mais um ataque contra uma embarcação no Oceano Pacífico | Divulgação/ U.S. Southern Command
,

As Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram, na noite de segunda-feira (22), que realizaram mais um ataque contra um barco que, segundo o país, contrabandeava drogas no Oceano Pacífico. A ação resultou na morte de uma pessoa.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Imagens aéreas divulgadas pelo Comando Sul, responsável pelas operações militares na América Latina, mostram ataques a uma embarcação no que eles afirmam ser o Pacífico Oriental. A operação faz parte de ações voltadas ao combate às rotas de tráfico de entorpecentes. O Comando Sul, no entanto, não apresentou nenhuma prova de que a embarcação estivesse envolvida no contrabando de drogas.

“A Força-Tarefa Conjunta Southern Spear realizou um ataque cinético letal contra uma embarcação de baixo perfil operada por Organizações Terroristas Designadas em águas internacionais”, afirmou o Comando Sul dos Estados Unidos em publicação na rede social X.

Desde o início de setembro, pelo menos 105 pessoas foram mortas em 29 ataques dos Estados Unidos a embarcações no Caribe e no Pacífico, em áreas próximas às costas da Venezuela e da Colômbia. As ações têm sido alvo de críticas de legisladores tanto da base governista quanto da oposição, além de ativistas de direitos humanos no país.

Os críticos afirmam que o governo apresentou poucas provas de que os alvos atacados sejam, de fato, traficantes de drogas e consideram os ataques fatais como execuções extrajudiciais.

Apesar das críticas, a Guarda Costeira dos Estados Unidos intensificou os esforços para interceptar petroleiros no Mar do Caribe como parte da crescente campanha do governo do presidente Donald Trump contra o governo de Nicolás Maduro.

Últimas Notícias