Mundo

Dinamarca diz para Trump parar com ameaças de anexação da Groenlândia

Mette Frederiksen afirmou que o presidente norte-americano não tem direito legal sobre o tema

Imagem da noticia Dinamarca diz para Trump parar com ameaças de anexação da Groenlândia
Primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen | Reprodução
,

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, disse através das redes sociais para Donald Trump parar com as ameaças de anexação da Groênlandia.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

"Tenho que dizer isso muito diretamente aos Estados Unidos. Não faz absolutamente nenhum sentido falar sobre a necessidade dos Estados Unidos de anexar a Groenlândia. Os EUA não têm o direito de anexar nenhum dos três países do Reino da Dinamarca", escreveu.

"O Reino da Dinamarca – e, portanto, a Groenlândia – faz parte da Otan e, consequentemente, está coberto pela garantia de segurança da aliança. Já temos um acordo de defesa entre o Reino e os Estados Unidos que concede aos Estados Unidos amplo acesso à Groenlândia. E nós, por parte do Reino, investimos significativamente em segurança no Ártico."

E segue: "Portanto, eu exorto veementemente os Estados Unidos a cessarem as ameaças contra um aliado histórico e contra outro país e outro povo que já deixaram muito claro que não estão à venda."

“Somos amigos próximos e leais dos Estados Unidos há gerações. Estivemos lado a lado em tempos difíceis. Assumimos a responsabilidade pela segurança do Atlântico Norte e, sobretudo, da América do Norte. É isso que verdadeiros amigos fazem. É precisamente por isso que a retórica imediata e repetida dos Estados Unidos é completamente inaceitável. Quando o presidente dos Estados Unidos fala sobre 'precisamos da Groenlândia' e nos associa à Venezuela e à intervenção militar, não é apenas errado. É desrespeitoso.”

"Nosso país não é objeto de retórica de superpotência. Somos um povo. Um país. Uma democracia. Isso precisa ser respeitado. Especialmente por amigos próximos e leais. Fazemos parte da Otan e estamos plenamente conscientes da localização estratégica do nosso país. Nesse sentido, uma relação respeitosa e leal com os Estados Unidos é muito importante. Tem sido assim há décadas. Estamos abertos ao diálogo. Mas ele precisa ser feito pelos canais adequados e com respeito ao direito internacional. E os canais adequados não são postagens aleatórias e desrespeitosas nas redes sociais."

Neste domingo (4) Trump deu entrevista à uma revista norte-americana sobre os ataques à Venezuela e, em determinado momento, disse: "Precisamos da Groenlândia, sem dúvida. Precisamos dela para a defesa".

Assuntos relacionados

Venezuela
Dinamarca
Trump

Últimas Notícias