Preço da banana aumentou 160,59% nos últimos dez anos, aponta FGV
Fruta é afetada por custos de produção e mudanças climáticas
Dados da Universidade de São Paulo (USP) mostram que o preço da banana caiu em 20% nas últimas semanas nas zonas de produção. No entanto, a queda ainda não chegou ao consumidor, que sente um encarecimento da fruta. Segundo um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) obtido com exclusividade pelo SBT, o preço da banana aumentou 160,59% nos últimos dez anos.
+Custo da cesta básica sobe em 14 capitais em fevereiro, diz Dieese
André Braz, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, observa que o preço da fruta não deve ficar mais barato. "Eu acho que não existe nenhuma tendência de queda no preço da banana. É claro que nos períodos de oferta mais forte, no segundo semestre deste ano, é provável que a gente pague mais barato pela fruta em comparação ao que a gente paga hoje, mas seria uma queda temporária".
Segundo Rafael Grothe De Oliveira, produtor de banana do interior paulista, esse aumento de preço está diretamente ligado à redução da produtividade nos últimos dez anos. Ele aponta que o alto preço do frete, a escassez de mão de obra, as pragas que destroem raízes e folhas, e o alto custo dos adubos, defensivos e fertilizantes, são fatores que desestimulam a produção.
Ele conta que, do custo da produção, “50%, está na linha dos defensivos e fertilizantes. Tem também a chuva que vem de forma irregular, a gente tem seca, que acaba estressando a planta, a gente tem enchente, áreas de várzeas que acaba matando o bananal".