Publicidade
Economia

Crédito acessível e diversidade são motores para ampliar presença de MPEs no mercado internacional

Durante evento do SBT News, representantes da ApexBrasil, do MDIC e da Caixa Econômica discutiram jornada do pequeno empreendedor no comércio exterior

Imagem da noticia Crédito acessível e diversidade são motores para ampliar presença de MPEs no mercado internacional
Publicidade

Transformar sonhos em negócios que cruzam fronteiras: esse é o caminho percorrido por micro e pequenos empreendedores brasileiros que encontram na ApexBrasil e em políticas de apoio, como o Exporta Mais Brasil, o impulso necessário para levar suas ideias até o mercado internacional.

Durante o evento “Os Pequenos Também Exportam”, promovido pelo SBT News nesta quarta-feira (17), em Brasília, especialistas e autoridades destacaram como a democratização das exportações, o acesso ao crédito e a qualificação podem tornar o pequeno negócio protagonista no comércio exterior.

+ Alckmin defende o livre comércio e a capacitação das microempresas: "Brasil não é problema, é solução"

Segundo o Sebrae, no Brasil, mais de 95% das empresas são micro e pequenos negócios, sendo também responsáveis por 80% da força de trabalho. O painel “Da Ideia ao Contêiner: a Jornada do Pequeno Exportador Brasileiro” mostrou como iniciativas como o Exporta Mais Brasil e o acesso ao microcrédito abrem espaço para que esses empreendedores conquistem mercados internacionais.

Atenta a esse potencial, a ApexBrasil tem intensificado seus esforços para inserir as micro e pequenas empresas (MPEs) no mercado internacional. Em 2024, a agência apoiou mais de vinte mil empresas, sendo 54,2% de micro e pequeno porte — um crescimento de 50% em relação ao ano anterior. Com foco em promoção comercial e qualificação, a instituição fortalece o processo de internacionalização dos negócios brasileiros.

Diversidade

A gerente de Comunicação e Marketing de Relacionamento da ApexBrasil, Helena Chagas, disse que a atual gestão da agência, liderada por Jorge Viana, possui como diretriz estratégica a busca pela promoção da diversidade. “Vamos diversificar o atendimento a empresas que podem exportar no tamanho de grandes empresas. Não são só os grandes exportadores que têm espaço”, declarou.

Segundo a gerente de comunicação, a agência está diversificando o atendimento e acolhimento aos pequenos e médios empreendimentos. Das mais de vinte mil atendidos no ano passado, 11.500 eram MPEs. A representante destaca, ainda, que a diversidade não se trata apenas do porte das empresas, mas também regional e de gênero.

“As empresas lideradas por mulheres estão recebendo um tratamento especial. Elas ganham mais pontos, por exemplo, na hora que concorrem ao apoio para ir a uma feira internacional. Houve essa abertura e democratização nesta gestão da Apex e está rendendo resultados”, afirmou.

Microcrédito facilita acesso de pequenos empreendedores ao crédito

O microcrédito tem se consolidado como alternativa mais acessível para micro e pequenos negócios, em contraste com as linhas tradicionais, que costumam ter juros altos e prazos curtos. Segundo o Superintendente Nacional de Crédito Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Samuel Crespi, a principal diferença é a orientação oferecida que ajuda o empreendedor a aplicar os recursos de forma correta. A Caixa Econômica também ampliou o uso de fundos garantidores, o que dispensa a necessidade de bens, como garantia, e simplifica o acesso.

“Hoje existe tanto microcrédito, que é com monetização, quanto linhas com fundos garantidores que permitem um acesso facilitado de quem não consegue prestar uma garantia, por exemplo”, disse.

Com essas medidas, pequenos empresários ganham mais condições de crescer de forma sustentável e até se preparar para exportar.

Publicidade

Assuntos relacionados

empresas
Exportações
SBT News
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade