70 mil vagas de trabalho temporário devem ser criadas durante o Carnaval
Expectativa é que 4.500 desses trabalhadores sejam efetivados
Gudryan Neufert
70 mil vagas de trabalho temporário devem ser criadas durante o Carnaval. A expectativa é que 4.500 desses trabalhadores sejam efetivados.
A maior festa popular do mundo é mais do que diversão, também é um imenso negócio, que deve crescer 10% neste ano, segundo a Confederação Nacional de Comércio, Bens, Serviços e Turismo.
+ Carteira assinada: Brasil criou 1,48 milhão de empregos formais em 2023
"O setor vem crescendo faz 10 anos, mas depois da pandemia, do lockdown, os consumidores atribuíram mais valor às atividades externas, viagens, esses tipos de experiência que eles foram privados durante a pandemia", diz Felipe Tavares, economista-chefe da CNC.
O Carnaval deve movimentar R$ 9 bilhões em 2024. Mais dinheiro em caixa gera mais empregos temporários. No setor hoteleiro, a expectativa é de uma ocupação quase 20% maior do que no Carnaval do ano passado.
"Ao longo dos anos, não só pelo Carnaval, mas pelo aquecimento do setor, após três meses eles vêm sendo efetivados, porque o turismo vem crescendo passo a passo", afirma Gustavo Jarussi, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (Abih-SP).