Sobe para 10 o número de mortos após temporal no RS; 21 estão desaparecidos
Ponte foi arrastada pela enxurrada durante transmissão ao vivo de prefeita; previsão é de mais chuva até quinta (02)
O número de mortos em decorrência dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na terça-feira (30) subiu para 10. As fortes chuvas atingiram 104 cidades do estado e 21 pessoas seguem desaparecidas. De acordo com a Defesa Civil do estado, 1.145 pessoas tiveram que abandonar as casas e foram levadas para abrigos. Outras 1.431 estão desalojadas.
Municípios ficaram parcialmente submersos. A Força Aérea Brasileira sobrevoou a região e resgatou, com a ajuda de helicópteros, famílias que estavam ilhadas e em áreas com risco de desabamento.
A previsão é que os temporais em todo o estado sigam até quinta-feira (02), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O alerta vale para todo o território gaúcho.
Mortes por cidades:
- 1 Encantado
- 1 Itaara
- 1 Pantano Grande
- 2 Paverama
- 2 Salvador do Sul
- 1 Santa Cruz do Sul
- 1 Santa Maria
- 1 Segredo
Ajuda do Exército
Dois helicópteros modelos Pantera K2 do 2 º Batalhão de Aviação do Exército, decolaram de Taubaté (SP) na manhã desta quarta-feira (01) com destino a Porto Alegre.
Dezesseis militares, entre eles integrantes do grupo de Busca e Salvamento da Aviação do Exército, vão atuar na busca de pessoas ilhadas e auxiliar na localização de desaparecidos e resgate de vítimas.
Ponte desaba durante transmissão; homem morre após descarga elétrica em casa alagada
Enquanto fazia uma transmissão ao vivo, a prefeita de Santa Teresa, Gisele Caumo (PTB), foi surpreendida pela queda de uma ponte, levada pela enxurrada. Outra ponte ficou destruída, em Santa Maria e 50 pontos de rodovias foram afetados.
Em Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, pelo menos 150 pessoas foram resgatadas após um córrego transbordar.
Em Paverama, no Vale do Taquari, um carro foi arrastado pela correnteza. O motorista e o passageiro morreram. No município de Pantano Grande, um homem de 60 anos morreu após receber ruma descarga elétrica dentro de casa, totalmente alagada. Outras duas vítimas são uma mulher de Itaara e um homem de 61, morador de Segredo.
Um deslizamento de terra soterrou duas casas em Roca Sales. Mãe e filho foram resgatados, mas o pai da família segue desaparecido. Em Estrela, 200 famílias ainda recebem aluguel social por conta da enchente no ano passado. A situação voltou a ficar crítica e abrigos foram abertos.
Na Serra Gaúcha, parte da encosta de um morro cedeu, entre as cidades de São Vendelino e Bom Princípio. O deslizamento de terra atingiu carros e tendas de comerciantes. Não há informações de feridos.