Força Aérea envia helicópteros para auxiliar resgates no Rio Grande do Sul
Estado foi assolado por forte tempestade na tarde de terça-feira (30)
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou, na noite de terça-feira (30), dois helicópteros para auxiliar no resgate dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As aeronaves estão sobrevoando a região de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Candelária e Santa Maria em busca de pessoas ilhadas, com auxílio da utilização de óculos de visão noturna.
+ Fortes chuvas no RS podem causar alagamentos como os de 2023, alerta governo
Em uma das operações, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento, já que a água estava entrando no imóvel. Os moradores foram içados e transportados da região de Candelária até Santa Cruz.
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul já causaram estragos em 77 municípios. Os temporais provocaram descargas elétricas, interrupções de estradas por queda de barreiras, alagamentos e transbordamento de córregos, arroios e rios. Até o momento, seis mortes foram confirmadas e mais de 100 desabrigados.
Em meio ao cenário, o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que anunciou apoio do governo federal.
“Poderemos contar com essa união de esforços para o resgate da população afetada, que é a nossa prioridade absoluta neste momento. Toda ajuda diante da piora da condição meteorológica no Rio Grande do Sul é fundamental. Estamos mobilizando equipes de resposta rápida para atuar em situações que apresentem risco à vida”, disse Leite.