Aterro do Flamengo: Esporte, Praia e Ensaios dos Blocos de Carnaval de Rua
Descubra uma combinação perfeita de esporte, cultura e diversão ao ar livre no Rio de Janeiro
Teresa Garcia
Está aberta a temporada dos ensaios públicos dos blocos de carnaval de rua do Rio de Janeiro. Com mais de 600 blocos na cidade, a maioria já começou a ensaiar o repertório para o carnaval de 2024 e agora dá início às apresentações abertas. Nessa reportagem, convidamos você a pedalar pelo Aterro do Flamengo, um lugar perfeito para praticar esportes, curtir a praia, relaxar e ainda assistir aos ensaios dos blocos de rua. É música de qualidade, de graça, ao ar livre, nos finais de semana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O programa De Malas Prontas acompanhou os ensaios do bloco Marimbondo não respeita e do grupo percussionista Tambores de Olokum, ambos iniciando seus ensaios abertos aos finais de semana no Aterro.
O bloco Marimbondo, que teve seu voo inaugural em 2021, já sustenta um repertório eclético, do samba ao chorinho, mesclando músicas nacionais e internacionais. Seu núcleo é formado por alunos que se desenvolveram nas oficinas da tradicional Orquestra Voadora, que completou seu décimo desfile no Rio. Com 80 integrantes, entre músicos de sopro e percussão, pernaltas e equipe de apoio à produção do desfile, o Marimbondo realizará ensaios abertos no Aterro a cada quinze dias, e mais adiante, todos os sábados à tarde, até o carnaval.
Já os Tambores de Olokun não se limitam à denominação de bloco de rua, preferindo ser chamados de grupo percussionista. Com centenas de músicos e catirinas (dançarinas), eles misturam a dança com a percussão, desenvolvendo uma performance forte e vibrante. Olokun, orixá que representa as profundezas do oceano, é reverenciado pelas cores azuis e brancas que tingem as roupas dos dançarinos durante as apresentações. A percussão é feita com os tambores do maracatu, uma manifestação artística que nasceu em Pernambuco. O conjunto de músicos tocando o maracatu do baque virado transforma os Tambores de Olokun em uma poderosa expressão da cultura africana no Brasil.
O programa De Malas Prontas sugere a você uma combinação de esporte e cultura. Pedale na ciclovia de 7 quilômetros do Aterro do Flamengo, contemple e fotografe a variedade de cenários deslumbrantes e descanse na sombra, assistindo, a partir de agora até o carnaval, as apresentações dos blocos de rua ao ar livre, sempre de graça. Aproveite essa oportunidade única de vivenciar a energia contagiante do carnaval carioca enquanto se exercita e desfruta de momentos de lazer.
Leia também: